Powered By Blogger

Meu Universo Poesia Jussára C Godinho

"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee."

"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee."
"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee

6 de dez. de 2018

História do meu nome



Capitel - São Joaquim - SC - Brasil 

Qual é a sua?

Por Jussára C Godinho      29-4-2015


Sou da opinião de que nome é coisa séria. Pode até não ser bonito, mas, tem de ter uma razão de ser. Tem de ter história pra contar. Só assim, pode se tornar atraente, curioso, encantador, ou sagrado.
Hoje, posso dizer que eu gosto do meu, apesar de assinar apenas a inicial do segundo nome, um belo e curioso C. Mas não faço isso por vergonha, não. Admito que já fiz, na época boboca da adolescência, mas não é mais, não, tenho mesmo é orgulho dele. Creio que é por costume, já que se leva um bom tempo pra zarpar dessa fase de tantas inseguranças.
Muitos me perguntam se é Carmem, Cristina, Cátia, Cláudia, Carina... Ah, quem dera fosse, diria eu se ainda fosse menina! E prontamente respondo:
- Gente, nome é coisa tão séria que (alguns) não dá pra se dizer assim, à queima-roupa. É preciso contar a história deles, muitas vezes, triste; outras, cômicas; outras, ainda, sagradas, mas todas muito peculiares.
Minha mãezinha era uma mulher de fé, muito religiosa. Fazia orações, novenas, simpatias e me ensinava que o céu é cheio de santos e anjos esvoaçantes, tocando trombetas. Era uma pessoa de alma pura e coração mole. Era, certamente, uma pessoa de Deus.
No povoado onde vivia, as pessoas contavam muitas histórias. Ela gostava (e acreditava) de uma que ouvira desde criança: Havia um homem forte e gigantesco, do mal, que, há muito tempo, vivera por aquelas bandas. Ele cultuava atitudes criminosas e demoníacas. Certa vez, desejara uma menininha que vivia a plena inocência de seus nove aninhos. Planejou tudo e, num dia triste e chuvoso,  seguiu-a. No caminho deserto, onde a pequena buscava água numa lata, que mal podia carrega, sem esforços, o homem conseguiu seu feito. Depois do ato hediondo, esfacelou a cabeça da criança com a mesma pedra que escondeu para todo o sempre o seu corpinho franzino massacrado.
Todos do povoado ficaram perplexos com a tragédia. E todos rezaram... E dizem que, desde então, a Menina Custódia começou a fazer milagres. Virou Santa. E todos rezam... Muitas graças foram e são alcançadas por meio Dela.
Confesso que fiquei emocionada quando conheci o capitelzinho, singelo e solitário, na serra do Estado de Santa Catarina, que abriga a Santa, da qual eu carrego o nome, que a minha Santa Mãe escolheu para homenageá-la.
Naqueles tempos todas as mães acreditavam que, dando um nome de santo aos seus filhos, eles seriam protegidos pelas divindades escolhidas. Por isso existem tantas Marias no mundo. “Meu filho vai ter nome de santo...”
Por que contei tudo isso?  Quem sabe pra evitar o ataque de risos adjacente à resposta da pergunta: “O que significa o ‘C’ do seu nome?”
Porque nome é coisa séria, muito séria, aliás, seriíssima!
Qual é a sua... História?

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade ela tinha entre 13 e 14 anos