Powered By Blogger

Meu Universo Poesia Jussára C Godinho

"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee."

"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee."
"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee

RESENHANDO... Dicionário Bibliográfico Escritores da Região de Colonização Italiana no Nordeste do RS

Esta resenha também se encontra em ARTISTAS GAÚCHOS




Dicionário Bibliográfico Escritores da Região de Colonização Italiana no Nordeste do RS

Jussára C Godinho

O Dicionário Bibliográfico Escritores da Região de Colonização Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, organizado por Cecil Jeanine Albet Zinani, Mestra e Doutora em Letras; Lisana Teresinha Bertussi, Mestra em Teoria da Literatura, Doutora e Pós-Doutora em Letras; e Salete Rosa Pezzi dos Santos, Mestre em Letras e Doutora em Literatura Comparada – professoras e pesquisadoras da UCS, organizadoras, co-organizadoras e autoras de obras de considerável relevância – nos traz a oportunidade de conhecer todos os escritores da região de colonização italiana do Rio Grande do Sul, desde suas origens até o ano de 2005.

Com o apoio de vários pesquisadores sobre o assunto, entre eles, o professor Rafael Luís Poletto, que se destacou como um dos colaboradores especiais, as autoras deram origem a esta obra, importante fonte de conhecimento histórico e de pesquisa, principalmente, para escolas e universidades.

Compilado com muito critério e responsabilidade, o Dicionário é um livro onde podemos encontrar dados bibliográficos e biográficos de cada autor dos 46 municípios da região.

Além das renomadas autoras, o Dicionário conta com o envolvimento de pessoas e entidades conceituadas dentro da área da Literatura: Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas e Artes, Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul; Secretarias de Educação e Cultura dos municípios da região; Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS); EST Edições; e a Professora Doutora Regina Zilberman, que faz uma belíssima apresentação do livro, na qual salienta a relevância da pesquisa, lembrando, inclusive, de Dicionários de porte, já existentes, como “Biblioteca lusitana”, organizado por Abade Diogo Barbosa Machado e trabalhos de autores contemporâneos como Afrânio Coutinho e Heloísa Buarque de Holanda.

O Dicionário Bibliográfico Escritores da Região de Colonização Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul conta com páginas de “advertência para leitores”, fornecendo informações detalhadas e explicativas, esclarecendo as convenções utilizadas para a definição de gênero, obras, abreviaturas, siglas, facilitando, assim, a compreensão do leitor.

A Professora Doutora Lisana Bertussi, uma das autoras, introduz o assunto, falando sobre a importância das manifestações artístico-culturais para configurar a história da literatura de uma região, inserida na própria história.

De “A a Z”, encontramos organizadamente, seguindo as características de dicionário, cada verbete (sobrenome do autor), salientado de maneira clara e visualmente agradável, acompanhado da biografia e bibliografia completa: cidade natal, filiação, profissão, escolaridade... Enfim, tudo de relevante, conforme a pesquisa, sobre a vida de cada um deles.

No final do livro, após a bibliografia consultada, é apresentada uma planilha cronológica dos escritores da Região de Colonização Italiana e suas obras, extremamente bem elaborada e esteticamente favorável à visualização, facilitando a pré-leitura e a pesquisa rápida.

Um livro como o Dicionário Bibliográfico Escritores da Região de Colonização Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, que registra a história dos autores e suas obras dos 46 municípios da região, é uma contribuição incomensurável para a construção da história da literatura regional, da nossa história.

Durante a leitura, nos deparamos com nomes consagrados, como o de José Clemente Pozenato, Ítala Nandi, Oscar Bertholdo, Ari Trentin, Fabrício Carpinejar. E outros conhecidíssimos: Demétrio Niederauer, Lia Rosa Reuse, Jayme Paviani, Marô Barbieri, Lisana Bertussi, Heloísa Feltes, Ademir Antônio Bacca, Flávio Luís Ferrarini, Nelly Veronese Mascia, Loraine Giron, Mônica Montanari, Eduardo Festugatto, Gilmar Marcílio, entre inúmeros existentes. Mas encontramos, também, pessoas que nem de longe imaginaríamos, como até mesmo alguns ex-colegas, amigos e conhecidos.

O Dicionário Bibliográfico dos Escritores da Região de Colonização Italiana é um livro valioso por se tratar de um dos poucos, senão o único, a compilar a história dos escritores da região com correção das informações, coerência metodológica e objetividade na apresentação.

É recomendada a sua leitura a todas as pessoas, para o conhecimento da história da literatura da região nordeste gaúcha, e, obrigatória, a todos os professores, historiadores, literários, universitários e estudantes de todas as áreas, por ser uma obra original, de relevância histórica e de referência a futuros estudos sobre o assunto.

13/08/2008

Nenhum comentário: