Powered By Blogger

Meu Universo Poesia Jussára C Godinho

"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee."

"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee."
"É cor de rosa choque, por isso não provoque..." Rita Lee

31 de mar. de 2019

"QUE PODEREI FAZER POR MINHA PÁTRIA?"


“O que poderei fazer por minha Pátria?”

Remexendo nos meus guardados literários, deparei com meu primeiro prêmio Literário, um Diploma de Menção Honrosa que ganhei num concurso de “redação”, um concurso regional literário, em 1969.
Diante disso, não pude evitar que a velha curiosidade me assaltasse, velha, pois sempre que pego esse diploma na mão, essa curiosidade me aflige, me encanta e me judia.
O que uma criança, uma menininha magricela, muito pobre, estudante de uma pequena e pobre escola pública teria escrito nesse texto que mereceu um prêmio-destaque, num concurso regional de “redação”? Infelizmente, o texto não voltou pra mim, não sei se os organizadores detiveram ou se, quem sabe, a professora guardou de recordação de sua mais atenciosa, responsável, amável e caprichosa aluna?
Não sei, quem sabe?
Mas, realmente, é muito curioso e gostaria muito de saber o que teria dito uma criança de classe popular, oriunda de uma família pobre, em que os pais passavam as maiores dificuldades para criar seus filhos, sem ter acesso às questões básicas de sobrevivência porque viviam num país em que o regime priorizava o mínimo para seu povo?
O que uma criança tão pobre e sem recursos poderia pensar e ter sugerido sobre um tema tão complexo e... Em plena DITADURA?
Lástima não ter acesso a esse texto, essa preciosidade que hoje aguça a minha curiosidade e mexe com a minha cidadania.
Impossível deixar de remeter tudo isso ao dia de hoje, dia 31 de março, e me perguntar com todo o sentimento, mesclas de dor, de medo, de insegurança e de preocupação, mas também (e por que não?) de muita luta e esperança. Não teria sido isso mesmo que a menininha escreveu? Impossível diante disso, depois de ter lembrado dessa época da minha vida, depois de passados 50 anos, e de ter comparado à situação de risco que corre nosso país, na atual conjuntura política, não me voltar ao tema do Concurso e perguntar:

O QUE PODEREI FAZER POR MINHA PÁTRIA?



Nenhum comentário: